domingo, 16 de novembro de 2014

Os Diários do Semideus - Uma nota de Rick Riordan

Percy Jackson começou como uma história de ninar para meu filho Haley. Na primavera de 2002, quando Haley estava na primeira série, ele começou a ter problemas na escola. Logo descobrimos que ele tinha TDAH e dislexia. Isso fez a leitura ser algo difícil para ele, mas ele gostava de mitologia grega, que eu tinha lecionado no ensino médio por muitos anos. Para mantê-lo interessado na leitura, comecei a contar mitos a Haley em casa. Quando as histórias se esgotaram, ele me pediu para escrever uma nova. O resultado foi Percy Jackson, o semideus moderno com TDAH e dislexia, inspirado no próprio esforço de meu filho.
Ao longo dos anos, Haley e Percy cresceram juntos. Percy se tornou um herói. Haley fez algumas coisas bastante heroicas também. Ele aprendeu a superar suas dificuldades de aprendizagem, se destacou na escola, tornou-se um leitor ávido, e – para meu total espanto – ele decidiu que queria escrever seus próprios livros. Ele recentemente terminou seu primeiro manuscrito, que é maior do que qualquer coisa que eu já escrevi! Eu também tenho que admitir que suas habilidades de escrita estão anos luz além das que eu tinha aos dezesseis anos.
No momento em que este texto está sendo escrito, Haley e Percy tem a mesma idade – dezesseis. Para mim é incrível ver o quão longe os dois chegaram. Quando eu estava planejando este livro de histórias, ocorreu-me que Haley poderia ter algo a dizer sobre o mundo de Percy. Afinal, ele o inspirou. Se não fosse por seu encorajamento, eu nunca teria escrito O Ladrão de Raios.
Perguntei a Haley se ele gostaria de contribuir com uma história em Diários de Semideus. Ele imediatamente aceitou o desafio. O resultado é "Filho da Magia", em que Haley esculpe um novo território no mundo de Percy. Sua história tem como ponto principal uma questão intrigante: Depois de O Último Olimpiano, o que aconteceu aos semideuses que lutaram no exército de Cronos?
Você está prestes a conhecer um desses semideuses. Você também irá obter algumas respostas sobre como a Névoa funciona, e porque monstros conseguem "cheirar" heróis. Eu gostaria de ter tido essas ideias!
Parece apropriado que Haley e eu tenhamos um círculo completo. O menino que me inspirou a criar Percy Jackson agora está escrevendo sobre o mundo de Percy Jackson por si próprio. É um prazer apresentar "Filho da Magia", a história de estreia de Haley Riordan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário