quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A Sombra da Serpente - Carter

Capítulo 3 - Ganhamos uma caixa cheia de nada

Com essa observação feliz, Sadie me passa o microfone. [Muito obrigado, irmã.]
Eu gostaria de poder dizer-lhe que Sadie estava errada sobre o Quinquagésimo Primeiro Nomo. Adoraria dizer que encontramos todos os magos do Texas sãos e salvos.
Não encontramos. Não encontramos nada, exceto os restos de uma batalha: varinhas de marfim queimadas, uns poucos shabtis destruídos, retalhos de linho e papiro fumegantes.
Assim como nos ataques em Toronto, Chicago e Cidade do México, os magos haviam simplesmente desaparecido. Como se tivessem sido vaporizados, devorados ou destruídos, de alguma forma igualmente horrível.
Na borda da cratera, um hieróglifo queimava na grama: Isfet, o símbolo do caos. Eu tinha uma sensação de que Apófis tinha deixado ali como um cartão de visitas.
Estávamos todos em choque, mas não tínhamos tempo para lamentar pelos nossos companheiros. As autoridades mortais chegariam em breve para conferir a cena. Tínhamos de reparar o dano da melhor maneira possível e remover todos os vestígios de magia.
Não havia muito que pudéssemos fazer a respeito da cratera. Os moradores locais teriam que assumir que tinha sido uma explosão de gás. (Nós tendemos a causar uma série delas.)
Tentamos consertar o museu e restaurar a coleção do Rei Tut, mas não era tão fácil como a limpeza da loja. Mágica não pode ir tão longe. Então, se você for a uma exposição do Rei Tut um dia e perceber rachaduras ou marcas de queimadura nos artefatos, ou talvez uma estátua com a cabeça colada para trás – bem, desculpe. Isso foi provavelmente nossa culpa.
Enquanto a polícia bloqueava as ruas e isolava a zona da explosão, nossa equipe se reuniu no telhado do museu. Em tempos melhores, poderíamos ter usado um artefato para abrir um portal para nos levar de volta para casa; mas ao longo dos últimos meses, conforme Apófis tinha ficado mais forte, os portais se tornaram muito arriscados para usar.
Em vez disso, assobiei para a nossa carona. Freak, o grifo, deslizou do alto do Hotel Fairmont.
Não é fácil encontrar um lugar para esconder um grifo, especialmente quando ele está puxando um barco. Você não pode simplesmente estacionar perto do parque assim e colocar algumas moedas no medidor.
Além disso, Freak tende a ficar nervoso com estranhos e engoli-los, então eu o deixei em cima do Fairmont com um caixote de perus congelados para mantê-lo ocupado. Eles têm que ser congelados. Caso contrário, ele come muito rápido e fica com soluços. [Sadie está me dizendo para correr com a história. Ela diz que você não se importa com os hábitos alimentares de grifos. Bem, me desculpe.]
De qualquer forma, Freak chegou pousando no telhado do museu. Ele era uma criatura bonita, se você gostasse de leões psicóticos com cabeça de falcão. Sua pele era da cor de ferrugem, e quando ele voava, suas asas gigantes de beija-flor soavam como um cruzamento de serras e flautas.
FREAK!, Freak guinchou.
— Sim, amigo — concordei. — Vamos sair daqui.
O barco se arrastando atrás dele era um modelo egípcio antigo – no formato de uma canoa grande feita a partir de maços de papiros, encantados por Walt para que permanecesse no ar, não importando quanto peso carregasse.
A primeira vez que tínhamos voado na Air Freak, tínhamos amarrado o barco por baixo da barriga de Freak, o que não foi muito estável. E você não pode simplesmente montar nas suas costas, porque essas asas de alta potência iriam cortar você em pedaços. Assim, o trenó-barco era nossa nova solução. Ele funcionou bem, exceto quando Felix gritou para baixo, para os mortais, “Ho, ho, ho, Feliz Natal!”
Claro, a maioria dos mortais não consegue ver claramente a magia, então eu não tenho certeza do que pensaram que viram quando passamos por cima deles. Sem dúvida isso fez com que muitos deles ajustassem a medicação.
Nós disparamos pelo céu noturno – nós seis e um pequeno baú. Eu ainda não tinha entendido o interesse de Sadie na caixa de ouro, mas confiava nela o suficiente para acreditar que era importante.
Olhei para os destroços do jardim de esculturas.
A fumaça da cratera parecia uma boca torta, gritando. Carros de bombeiros e polícia haviam o cercado com um perímetro de luzes vermelhas e brancas. Gostaria de saber quantos magos tinham morrido naquela explosão.
Freak pegou velocidade. Meus olhos ardiam, mas não era por causa do vento. Virei-me para meus amigos, não podendo vê-los.
Sua liderança está condenada.
Apófis diria qualquer coisa para nos lançar na confusão e nos fazer duvidar da nossa causa. Ainda assim, suas palavras me atingiram duramente.
Eu não gosto de ser um líder. Sempre tive que parecer confiante para o bem dos outros, mesmo quando não estava. Sentia falta de ter o meu pai para me apoiar. Perdi o tio Amós, que tinha ido ao Cairo para administrar a Casa da Vida. Quanto a Sadie, minha irmã mandona, ela sempre me apoiou, mas deixou claro que não queria ser uma figura de autoridade.
Oficialmente, eu era responsável pela Casa do Brooklyn. Oficialmente, eu liguei os pontos. Na minha mente, isso significava que, se cometesse erros, como conseguir que um nomo inteiro fosse varrido da face da terra, então a culpa era minha.
Ok, Sadie realmente nunca me culparia por algo assim, mas era assim que eu me sentia.
Tudo o que você tentou construir vai desmoronar...
Parecia incrível que nem mesmo um ano havia se passado desde que Sadie e eu chegamos à Casa do Brooklyn, completamente ignorantes sobre a nossa herança e os nossos poderes. Agora nós estávamos fazendo o lugar funcionar – treinando um exército de jovens mágicos para combater Apófis usando o caminho dos deuses, uma espécie de magia que não tinha sido praticada em milhares de anos. Nós tínhamos feito muito progresso – mas a julgar pela forma como a nossa luta contra o Apófis tinha ido hoje à noite, nossos esforços não foram suficientes.
Você vai perder aqueles que mais ama...
Eu já tinha perdido tantas pessoas. Mamãe morreu quando eu tinha sete anos. Papai havia se sacrificado para ser o hospedeiro de Osíris no ano passado. Durante o verão, muitos de nossos aliados tinham caído por causa de Apófis, ou foram emboscados e “desapareceram” graças aos magos rebeldes que não aceitaram o meu tio Amós como novo Chefe Leitor.
Quem mais eu poderia perder... Sadie?
Não, eu não estou sendo sarcástico. Mesmo que tivéssemos crescido separadamente, pela maior parte de nossas vidas – eu viajando com o papai, Sadie vivendo em Londres, com o vovô e a vovó – ela ainda era minha irmã. Nós tínhamos crescido próximos durante o ano passado. Tão irritante como ela era, eu precisava dela.
Uau, isso é deprimente.
[E este é o soco no braço que eu estava esperando. Ai.]
Ou talvez Apófis quisesse dizer alguém, como Zia Rashid...
Nosso barco subiu acima dos subúrbios cintilantes de Dallas. Com um grito desafiador, Freak nos puxou para o Duat. Névoa engoliu o barco. A temperatura caiu para zero. Eu senti um formigamento familiar em meu estômago, como se estivéssemos mergulhando do alto de uma montanha russa. Vozes fantasmagóricas sussurraram na névoa.
Justamente quando eu comecei a pensar que estávamos perdidos, minha tontura passou. O nevoeiro se dissipou. Estávamos de volta à Costa Leste, navegando sobre o porto de Nova York em direção às luzes noturnas da orla do Brooklyn e a casa.
A sede do Vigésimo Primeiro Nomo era situado na costa, perto da Ponte Williamsburg. Mortais comuns não veriam nada além de um enorme armazém em ruínas no meio de um pátio industrial, mas para magos, a Casa do Brooklyn era tão óbvia quanto um farol – uma mansão de cinco andares de blocos de calcário e estrutura de aço com vidros saindo do topo do armazém, brilhando com luzes amarelas e verdes.
Freak pousou no telhado, onde a deusa-gata Bastet estava esperando por nós.
— Meus filhotes estão vivos!
Ela pegou meus braços e olhou para os meus ferimentos, em seguida, fez o mesmo com Sadie. Ela mostrou desaprovação quando examinou as mãos enfaixadas de Sadie.
Os luminosos olhos felinos de Bastet eram um pouco inquietantes. Seu longo cabelo negro estava preso em uma trança, e seu macacão acrobático mudava os padrões conforme ela se movia – pelos se transformam em listras de tigre, manchas de leopardo, ou chita. Por mais que eu amasse e confiasse nela, ela me deixava um pouco nervoso quando fazia suas inspeções de “mãe-gato”.
Ela mantinha suas facas nas mangas – lâminas de ferro mortal que poderiam escorregar em suas mãos com o toque de seus pulsos – e eu estava sempre com medo de ela cometer um erro, acariciando-me na bochecha, e acabar me decapitando. Pelo menos ela não tentou nos pegar pelos nossos pescoços ou dar-nos um banho.
— O que aconteceu? — perguntou a deusa. — Todo mundo está seguro?
Sadie respirou instável.
— Bem...
Dissemos a ela sobre a destruição do nomo do Texas.
Bastet rosnou no fundo de sua garganta. Seu cabelo se eriçou, mas a trança o segurou para baixo, de forma que seu couro cabeludo parecia um saco de pipoca de micro-ondas aquecendo.
— Eu deveria ter estado lá — disse ela. — Eu poderia ter ajudado!
— Você não poderia — eu disse. — O museu estava muito bem protegido.
Deuses quase nunca são capazes de entrar no território de magos em suas formas físicas. Magos passaram milênios desenvolvendo salas encantadas para mantê-los fora. Tivemos bastante dificuldade em refazer os cômodos da Casa do Brooklyn para dar acesso à Bastet sem nos abrirmos aos ataques de deuses menos amigáveis.
Levar Bastet ao Museu em Dallas teria sido como tentar passar uma bazuca pela segurança do aeroporto – se não totalmente impossível, então, pelo menos, muito lento e difícil.
Além disso, Bastet era a nossa última linha de defesa para a Casa do Brooklyn. Precisávamos dela para proteger a nossa base e nossos iniciados. Duas vezes antes, os nossos inimigos tinham quase destruído a mansão. Nós não queremos que haja uma terceira vez.
O macacão de Bastet ficou preto puro, como tende a fazer quando ela está mal-humorada.
— Ainda assim, eu nunca me perdoaria se vocês... — ela olhou para a nossa tripulação, cansada assustada. — Bem, pelo menos vocês estão de volta em segurança. Qual é o próximo passo?
Walt tropeçou. Alyssa e Felix o pegaram.
— Estou bem — insistiu ele, embora ele claramente não estivesse. — Carter, eu posso juntar todo mundo, se quiser. Uma reunião no terraço?
Parecia que ele estava prestes a desmaiar. Walt nunca iria admitir isso, mas a nossa principal curandeira, Jaz, havia me dito que seu nível de dor era quase insuportável o tempo todo. Ele só foi capaz de ficar em pé porque ela manteve tatuagens em seu peito de hieróglifos de alívio e deu-lhe poções. Apesar disso, perguntei a ele se queria ir para Dallas com a gente – outra decisão que pesou no meu coração.
O restante da nossa equipe precisava dormir também. Os olhos de Felix estavam inchados de tanto chorar. Alyssa parecia estar entrando em choque.
Se nós nos reuníssemos agora, eu não saberia o que dizer. Não tinha um plano. Eu não poderia ficar na frente do nomo inteiro sem desmoronar. Não depois de ter causado tantas mortes em Dallas.
Olhei para Sadie. Chegamos a um acordo silencioso.
— Vamos nos encontrar amanhã — anunciei aos outros. — Vocês durmam um pouco. O que aconteceu com os texanos ... — Minha voz falhou. — Olha, eu sei como vocês se sentem. Eu me sinto da mesma maneira. Mas não foi culpa de vocês.
Não tenho certeza de que eles concordaram. Felix enxugou uma lágrima de seu rosto. Alyssa colocou o braço em volta dele e o levou para a escada. Walt deu a Sadie um olhar que eu não pude interpretar – talvez melancolia ou arrependimento – depois seguiu Alyssa escada abaixo.
— Agh? — Khufu deu um tapinha na caixa de ouro.
— Sim — respondi. — Você poderia levar isso para a biblioteca?
Aquela era a sala mais segura da mansão. Eu não queria correr nenhum risco depois de tudo que tínhamos sacrificado para salvar a caixa. Khufu gingou afastando-se com ela.
Freak estava tão cansado, que nem sequer chegou ao seu poleiro coberto. Ele só enrolou-se onde estava e começou a roncar, ainda preso ao barco. Viajar através do Duat tomou muito dele.
Desfiz seus arreios e cocei a cabeça emplumada.
— Obrigado, amigo. Sonhe com grandes perus gordos.
Ele arrulhou em seu sono.
Virei-me para Sadie e Bastet.
— Nós precisamos conversar.

***

Era quase meia-noite, mas o Grande Salão estava ainda movimentado com atividade. Julian, Paulo e alguns dos outros caras estavam caídos nos sofás, assistindo ao canal de esportes. Os pirralhos (nossas três crianças estagiárias) estavam colorindo fotos no chão. Sacos de batatas fritas e latas de refrigerante cheias estavam na mesa do café. Sapatos foram atirados ao acaso pelo tapete de pele de cobra. No meio da sala, a estátua de dois andares de altura de Tot, o deus com cabeça de pássaro do conhecimento, pairava sobre os nossos iniciados com seu pergaminho e pena. Alguém tinha colocado um dos chapéus velhos de Amós na cabeça da estátua, então ele parecia um agenciador de apostas para o jogo de futebol. Um dos pirralhos tinha colorido os dedos do deus de obsidiana de rosa e roxo com lápis de cor. Somos muito respeitados aqui na Casa do Brooklyn.
Conforme Sadie e eu descíamos as escadas, os caras no sofá ficaram de pé.
— Como foi? — Julian perguntou. — Walt acabou de passar, mas ele não quis dizer...
— Nossa equipe está salva — respondi. — O Quinquagésimo Primeiro Nomo... não teve tanta sorte.
Julian fez uma careta. Ele sabia muito para pedir detalhes na frente das crianças pequenas.
— Você encontrou alguma coisa útil?
— Não temos certeza ainda — admiti.
Eu queria deixar por isso mesmo, mas a mais nova das crianças, Shelby, aproximou-se mais para me mostrar sua obra-prima de giz de cera.
— Eu matei uma cobra — anunciou ela. — Morre, morre, morre. Cobra má!
Ela tinha desenhado uma serpente com um monte de facas saindo de suas costas e um X em seus olhos. Se Shelby tivesse feito essa imagem na escola, isso provavelmente teria lhe rendido uma viagem para o orientador, mas aqui mesmo os mais pequeninos entendiam que algo sério estava acontecendo.
Ela me deu um sorriso cheio de dentes, sacudindo seu lápis como uma lança. Eu recuei. Shelby poderia estar em um jardim de infância, mas ela já era uma maga excelente. Seus gizes de cera, por vezes, se transformavam em armas, e as coisas que ela desenhava tendiam a sair para fora da página – como o unicórnio vermelho, branco e azul que ela tinha convocado para o Quatro de Julho.
— Imagem impressionante, Shelby.
Eu me senti como se meu coração estivesse sendo apertado envolto em linho de mumificação. Como todas as crianças menores, Shelby estava aqui com o consentimento de seus pais. Os pais compreenderam que o destino do mundo estava em jogo. Eles sabiam que a Casa do Brooklyn era o melhor e mais seguro lugar para Shelby dominar seus poderes. Ainda assim, que tipo de infância era essa, canalizando mágica que iria destruir a maioria dos adultos, aprendendo sobre monstros que dão pesadelos a qualquer pessoa?
Julian bagunçou os cabelos de Shelby.
— Vamos, querida. Desenhe outra imagem para mim, ok?
Shelby disse:
— Matar?
Julian conduziu-a para longe. Sadie, Bastet e eu fomos para a biblioteca.
As pesadas portas de carvalho se abriam para uma escada que descia em direção a uma enorme sala cilíndrica como um poço. Pintada no teto abobadado estava Nut, a deusa do céu, com constelações de prata espalhadas em seu corpo azul escuro. O chão era um mosaico de seu marido, Geb, o deus da terra, o corpo coberto de rios, serras e desertos.
Mesmo que fosse tarde, a nossa autonomeada bibliotecária, Cleo, ainda tinha as suas quatro estátuas shabti trabalhando. Os homens de barro corriam ao redor, espanando prateleiras, reorganizando pergaminhos, livros e classificando nos compartimentos perfurados ao longo das paredes. Cleo se sentava à mesa de trabalho, fazendo anotações em um rolo de papiro enquanto conversava com Khufu, que se agachou sobre a mesa à sua frente, batendo na nossa nova caixa antiga e grunhindo em babuíno, algo como: Hey, Cleo, quer comprar uma caixa de ouro?
Cleo não era muito do departamento de bravura, mas ela tinha uma memória incrível. Falava seis idiomas, incluindo inglês, seu português nativo (ela era brasileira), egípcio antigo e algumas palavras de babuíno. Ela tinha tomado para si a criação de um índice principal para todos os nossos pergaminhos e tinha ganhado mais pergaminhos de todo o mundo para nos ajudar a encontrar informações sobre Apófis. Foi Cleo que tinha encontrado a ligação entre os ataques recentes da serpente e os pergaminhos escritos pelo lendário mago Setne.
Ela era uma grande ajuda, embora às vezes ficasse irritada quando tinha que abrir espaço em sua biblioteca para nossos textos escolares, estações de internet, artefatos de grande porte e edições anteriores de Bastet da revista Cat Fancy.
Quando Cleo nos viu descendo as escadas, ela saltou de pé.
— Vocês estão vivos!
— Não soe tão surpresa — Sadie murmurou.
Cleo mordeu o lábio.
— Desculpe, eu só... estou contente. Khufu veio sozinho, então eu estava preocupada. Ele estava tentando me dizer algo sobre esta caixa de ouro, mas ela está vazia. Acharam O livro da derrota de Apófis?
— O pergaminho queimou — respondi. — Nós não conseguimos salvá-lo.
Cleo parecia que poderia gritar.
— Mas era a última cópia! Como Apófis poderia destruir algo tão valioso?
Eu queria lembrar Cleo que Apófis queria destruir o mundo inteiro, mas eu sabia que ela não gostava de pensar nisso. Isso a deixava doente de medo.
Ficar indignada sobre o pergaminho era mais viável para ela. A ideia de que ninguém pode destruir um livro de qualquer espécie fazia Cleo querer socar Apófis no rosto.
Um dos shabti saltou sobre a mesa. Ele tentou colar uma etiqueta digitalizadora na caixa de ouro, mas Cleo espantou o homem de barro fora.
— Todos vocês, de volta aos seus lugares!
Ela bateu palmas, e os quatro shabti retornaram a seus pedestais. Eles voltaram a ser argila sólida, embora um ainda estivesse usando luvas de borracha e segurando um espanador, o que parecia um pouco estranho.
Cleo inclinou-se e estudou a caixa de ouro.
— Não há nada dentro. Por que você trouxe?
— Isso é o que Sadie, Bastet, e eu precisamos discutir. Se você não se importa, Cleo.
— Eu não me importo. — Cleo continuou examinando a caixa. Então ela percebeu que estavam todos olhando para ela. — Ah... você quer dizer em privado. Claro.
Ela parecia um pouco chateada por ser expulsa, mas pegou a mão de Khufu.
— Vamos, babuinozinho. Vamos arranjar um lanche.
— Agh! — Khufu disse alegremente. Ele adorava Cleo, possivelmente por causa de seu nome. Por razões que nenhum de nós compreende, Khufu amava coisas que terminaram em O, como mamão, Oreos e patos.
Uma vez que Cleo e Khufu foram embora, Sadie, Bastet e eu nos reunimos em torno de nossa nova aquisição.
A caixa tinha o formato de um armário de escola em miniatura. O exterior era de ouro, mas devia ser uma fina camada cobrindo madeira, porque toda a coisa não era muito pesada. As partes laterais e superiores estavam gravadas com hieróglifos e imagens do faraó e de sua esposa. A frente era equipada com portas duplas com trava, que abriu para revelar... bem, não muita coisa. Havia um pequeno pedestal marcado por pegadas de ouro, como se uma antiga boneca Barbie egípcia já tivesse ficado ali.
Sadie estudou os hieróglifos ao longo dos lados da caixa.
— É tudo sobre Tut e sua rainha, desejando-lhes uma vida após a morte feliz, blá, blá. Há uma imagem deles caçando patos. Honestamente, essa era ideia deles de paraíso?
— Eu gosto de patos — disse Bastet.
Movi as portas pequenas para trás em suas dobradiças.
— De alguma forma, não acho que os patos são importantes. O que quer que estava aqui dentro, já se foi. Talvez ladrões tomaram, ou...
Bastet riu.
— Ladrões de túmulos levaram. Claro.
Eu fiz uma careta para ela.
— O que há de tão engraçado?
Ela sorriu para mim, e então para Sadie, antes de perceber que nós não entendemos a piada.
— Ah... percebo. Vocês realmente não sabem o que é isso. Acho que faz sentido. Pouquíssimas sobreviveram.
— Poucas o que? — perguntei.
— Caixas de sombra.
Sadie franziu o nariz.
— Não é uma espécie de projeto de escola? Fiz um para Inglês uma vez. Tédio mortal.
— Eu não sei sobre os projetos da escola — Bastet disse arrogantemente. — Isso parece muito com trabalho. Mas esta é uma caixa de sombra real, uma caixa para segurar uma sombra.
Bastet não soou como se ela estivesse brincando, mas é difícil distinguir com os gatos.
— Está lá agora — insistiu ela. — Você não consegue ver isso? Um pouco mais sombrio que Tut. Olá, sombra de Tut! — Ela mexeu os dedos na caixa vazia. — É por isso que eu ri quando você disse que ladrões de túmulos poderia tê-lo roubado. Há! Isso seria um truque.
Tentei envolver minha mente em torno desta ideia.
— Mas... Eu escutava meu pai em palestras, tipo, falando sobre cada possível artefato egípcio. Eu nunca ouvi falar de um caixa de sombra.
— Como eu lhe disse — Bastet disse — muitos não sobreviveram. Normalmente, a caixa de sombra era enterrada longe do resto da alma. Tut foi muito bobo para tê-la colocado em seu túmulo. Talvez um dos sacerdotes tenha colocado lá contra suas ordens, por despeito.
Eu estava totalmente perdido agora. Para minha surpresa, Sadie estava balançando a cabeça com entusiasmo.
— Isso deve ter sido o que Anúbis queria dizer — disse ela. — Preste atenção ao que não está lá. Quando olhei para o Duat, eu vi a escuridão dentro da caixa. E o tio Vinnie disse que era uma pista para derrotar Apófis.
Eu fiz um T de “Tempo” com as mãos.
— Volta um pouco. Sadie, onde você viu Anúbis? E desde quando nós temos um tio chamado Vinnie?
Ela parecia um pouco envergonhada, mas descreveu seu encontro com o rosto na parede, então as visões que teve de nossa mãe e Ísis e seu divino quase-namorado Anúbis.
Eu sabia que a atenção da minha irmã vagava muito, mas até eu fiquei impressionado com quantas viagens para o lado místico ela conseguiu simplesmente caminhando através de um museu.
— O rosto na parede poderia ter sido um truque — eu disse.
— Possivelmente... mas eu não penso assim. O cara disse que precisaria de sua ajuda, e nós tínhamos apenas dois dias até que algo acontecesse com ele. Ele me disse que essa caixa iria mostrar-nos o que precisávamos. Anúbis insinuou que eu estava no caminho certo, poupando essa caixa. E mamãe... — Sadie vacilou. — Mamãe disse que essa era a única maneira que tínhamos para vê-la novamente. Algo está acontecendo com os espíritos dos mortos.
De repente, eu senti como se estivesse de volta ao Duat, envolto em um nevoeiro gélido. Eu olhei para a caixa, mas eu ainda não via nada.
— Como conectar sombras, com Apófis e espíritos dos mortos?
Olhei para Bastet. Ela cravou as unhas em cima da mesa, usando-a como um poste para arranhar, do jeito que ela faz quando está tensa. Passamos por um monte de mesas.
— Bastet? — Sadie chamou gentilmente.
— Apófis e sombras — Bastet ponderou. — Eu nunca tinha pensado... — Ela balançou a cabeça. — Estas são realmente perguntas que você deve fazer a Tot. Ele é muito mais experiente do que eu.
A memória veio à tona. Meu pai havia dado uma palestra em uma universidade em algum lugar... Munique, talvez? Os alunos haviam lhe perguntado sobre o conceito egípcio da alma, que tinha várias partes, e meu pai mencionou algo sobre sombras.
Como uma mão com cinco dedos, ele disse. Uma alma com cinco peças.
Eu levantei meus próprios dedos, tentando me lembrar.
— Cinco partes da alma... o que são?
Bastet ficou em silêncio. Ela parecia muito desconfortável.
— Carter? — Sadie perguntou. — O que isso tem a ver...?
— Apenas espere — eu disse. — A primeira parte é o ba, certo? Nossa personalidade.
— Forma de galinha — disse Sadie.
Acredite, Sadie apelidou parte de sua alma como galinha, mas eu sabia o que queria dizer. O ba podia deixar o corpo quando sonhamos, ou ele poderia voltar para a terra como um fantasma depois que morremos. Quando o faz, ele parece com um grande pássaro brilhante com uma cabeça humana.
— Sim — concordei. — Forma de galinha. Depois, há o ka, a força da vida que deixa o corpo quando ele morre. Depois, há o ib, o coração...
— O registro das boas e más ações — Sadie concordou. — Esse é um bocado pesado na balança da justiça na outra vida.
— E o quarto é... — eu hesitei.
— O ren — Sadie falou. — Seu nome secreto.
Eu estava com vergonha de olhar para ela. Na última primavera, ela salvou a minha vida falando o meu nome secreto, o que basicamente lhe deu acesso aos meus pensamentos mais íntimos e mais sombrias emoções. Desde então, ela tinha sido muito legal sobre isso, mas ainda assim... esse não é o tipo de vantagem que você quer dar a sua irmãzinha.
ren era também a parte da alma que nosso amigo Bes tinha dado por nós em nossa partida de jogo de azar a seis meses com o deus da lua Khonsu. Agora, Bes era uma concha vazia de um deus, sentado em uma cadeira de rodas na casa de enfermagem divina do Mundo Inferior.
— Certo. Mas a quinta parte... — Olhei para Bastet. — É a sombra, não é?
Sadie franziu a testa.
— A sombra? Como pode uma sombra ser parte de sua alma? É apenas uma silhueta, não é? Um truque da luz.
Bastet manteve sua mão sobre a mesa. Seus dedos fizeram uma sombra vaga sobre a madeira.
— Você nunca pode estar livre de sua sombra, o seu sheut. Todos os seres vivos têm.
— Assim como rochas, lápis e sapatos — disse Sadie. — Isso significa que eles têm alma?
— Você sabe muito bem — Bastet repreendeu. — Os seres vivos são diferentes das pedras... bem, a maioria é, de qualquer maneira. O sheut não é apenas uma sombra física. É uma projeção mágica da silhueta da alma.
— Então essa caixa... — comecei. — Quando você diz que tem a sombra do rei Tut...
— Quero dizer que detém um quinto de sua alma — Bastet confirmou. — Abriga osheut do faraó, por isso não estará perdido após a morte.
Meu cérebro parecia que estava prestes a explodir. Eu sabia que essas coisas sobre as sombras deveriam ser importantes, mas eu não via como. Era como se tivesse sido entregue uma peça de quebra-cabeça, mas era para o quebra-cabeça errado.
Nós falhamos em salvar a peça certa – um rolo de papel insubstituível que poderia ter nos ajudado a vencer Apófis – e não conseguimos salvar um nomo todo cheio de magos amigáveis. Tudo o que tínhamos para mostrar de nossa viagem era uma caixa vazia decorado com fotos de patos. Eu queria jogar a caixa de sombra do rei Tut do outro lado da sala.
— Sombras perdidas — murmurei. — Isso parece aquela história de Peter Pan.
Os olhos de Bastet brilhavam como lanternas de papel.
— O que você acha que inspirou a história da sombra perdida de Peter Pan? Houve contos sobre sombras por séculos, Carter, todos vindos desde os tempos do Egito.
— Mas como é que pode nos ajudar? O livro da derrota de Apófis teria nos ajudado. Agora ele se foi!
Ok, eu parecia com raiva. Eu estava com raiva.
Relembrar as palestras do meu pai me fez querer ser uma criança novamente, viajando pelo mundo com ele. Tínhamos passado por algumas coisas estranhas juntos, mas eu sempre me senti seguro e protegido. Ele sempre soube o que fazer. Agora tudo que havia sobrado daqueles dias era a minha mala, juntando poeira no meu armário no andar de cima.
Não era justo. Mas eu sabia o que meu pai diria sobre isso: todos recebem metade daquilo do que precisam. E a única maneira de obter tudo o que precisa é conquistar você mesmo.
Ótimo, pai. Eu estou enfrentando um inimigo impossível, e o que eu preciso para derrotá-lo acabou destruído.
Sadie deve ter lido minha expressão.
— Carter, nós vamos descobrir isso — prometeu. — Bastet, você estava prestes a dizer algo sobre Apófis e sombras.
— Não, eu não estava — Bastet murmurou.
— Por que está tão nervosa quanto a isso? — perguntei — deuses não tem sombras? Apófis tem? Se sim, como elas funcionam?
Bastet arranhou alguns hieróglifos na mesa com as unhas. Eu tinha certeza que a mensagem dizia: PERIGO.
— Honestamente, crianças... esta é uma questão para Tot. Sim, os deuses têm sombras. Claro que temos. Mas... mas não é algo que seja suposto falar sobre.
Eu raramente via Bastet parecer tão agitada. Eu não tinha certeza do por que. Esta era uma deusa que tinha lutado contra Apófis face a face, garra contra presa, em uma prisão mágica por milhares de anos. Por que ela estava com medo de sombras?
— Bastet — chamei — se não podemos descobrir a melhor solução, vamos ter que ir com o Plano B.
A deusa fez uma careta. Sadie olhou desanimadamente para a mesa. O Plano B era algo que só Sadie, Bast, Walt e eu tínhamos discutido. Nossos outros iniciados não sabiam sobre ele. Nós não tínhamos nem mesmo dito ao nosso tio Amós. Era assustador.
— Eu... eu odeio isso — disse Bastet. — Mas, Carter, eu realmente não conheço as respostas. E se você começar a perguntar sobre sombras, você vai se aprofundar em muitos perigos.
Houve uma batida nas portas da biblioteca. Cleo e Khufu apareceram no topo das escadas.
— Desculpe incomodar — disse Cleo. — Carter, Khufu acabou de descer do seu quarto. Ele parece ansioso para falar com você.
— Agh! — Khufu insistiu.
Bastet traduziu a fala do babuíno.
— Ele diz que há uma chamada para você na bacia de cristalomancia, Carter. Uma chamada particular.
Como se eu já não estivesse estressado o suficiente. Apenas uma pessoa poderia estar me enviando uma visão de cristalomancia, e se ela estava entrando em contato comigo tão tarde da noite, tinha que ser uma má notícia.
— Reunião encerrada — eu disse aos outros. — Vejo vocês pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário